As Cores do Arco-Íris

As Cores do Arco-Íris,Imprimir, Plano de Aula, Cores que formam outras cores

CORES DO ARCO-ÍRIS

Qual sua cor preferida? Verde, azul, amarelo, nossa, há cores para todo o lado! Mas como se formam as cores? Isso e muito mais você descobrirá neste especial...

Foi o físico Isaac Newton, em 1666 quem descobriu que a luz branca, na verdade é a união de todas as cores. Ele percebeu isso porque fez uma experiência muito simples: fez um raio de luz atravessar um cristal chamado prisma. Ao atravessar o prisma, a luz se decompõe em várias cores, que são na verdade as cores do arco-íris.

Mas, como se forma o arco-íris??? Também é muito simples... Você já reparou que o arco-íris só aparece em dias de chuva? Pois é, o fato é que cada gota da chuva funciona como um prisma, assim, quando a luz branca atravessa as gotas de chuva, se decompõe formando o arco-íris. Visto da Terra o arco-íris parece um arco, mas se for visto de cima, de um avião, por exemplo, vemos um círculo.

Mas, como vemos as cores?

Imagine uma bola que bate no chão e em seguida em uma parede, pois é assim que ocorre com a luz: ela bate em uma superfície e se reflete. Esse processo leva o nome de reflexão. A luz que entra em nosso planeta se reflete em inúmeras partículas de pó e água, isso fica evidente quando você vê o feixe de luz, no cinema, entre o projetor e a tela.

Vemos as cores porque tudo que existe absorve e reflete determinadas quantidades de luz. Assim, quando vemos uma blusa azul, é porque ela absorveu todas as cores e refletiu o azul, e assim ocorre com todas as cores. Já quando vemos uma superfície preta, por exemplo, é porque ela absorveu todas as cores, já uma superfície branca significa que ela refletiu todas as cores.

Cores que formam outras cores

O verde, o vermelho e o azul levam o nome de cores primárias porque, quando são misturadas, podem produzir luz de qualquer cor. Quando misturamos duas cores primárias, a cor formada é chamada de cor secundária. Já as cores terciárias são resultado da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias.

Curiosidades

A luz viaja em linha reta, por isso formam-se sombras por trás dos objetos que se interpõem em seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de dar sua opinião, deixe algum comentário *-*