O que trabalhar com crianças do Maternal I (2 a 3 anos)


MATERNAL I (2 a 3 anos)


OBJETIVO:

Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

ATIVIDADES:

• Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

• Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

• Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.

• Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

• Estimulação do próprio corpo,m identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

• Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

• Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

• Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

• Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

• Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

• Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

• Apresentação das cores.

• Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

• Contos de histórias curtas.

• Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

• Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

• Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.

• O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

• Traçados simples: Coordenação Motora.

• Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

3. Permitir que a criança seja independente.

4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

7. Mantê-la ocupada.

8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.


♥ OBSERVAÇÕES:

CARACTERÍSTICAS:

Aproximadamente entre 2 e 3 anos.

Egocentrismo.

• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.

• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.


♥ TIPOS DE BRINCADEIRAS:

• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).


• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.


10 comentários:

  1. To louca pra comprar pro Matheus massinha... Não sei se na creche dele ele brinca, mas nunca comprei e nao sei se ele conhece. :) Eu amanva quando criança brincar de massinha e argila. E porque será que na nossa época a gente sempre fazia pros pais um cinzeiro de argila? Meus pais nunca fumaram?
    Mas acho que a nossa "tia" nao sabia fazer outra coisa. rs
    Beijos e o sol continua aparecendo...

    ResponderExcluir
  2. Legal! É a primeira vez que trabalho com cçs tão pequenas, estou correndo atrás de todo tipo de ajuda, eu faço a parte de estimulação e AVD.
    Obrigada por compartilhar.
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Sou prof. na área da ed. física, e é a primeira vez que estou trabalhando com criancas na idade de 3 anos. Preciso muito de ajuda

    ResponderExcluir
  4. Somos leitores assíduos do seu Blog. Um abraço, Equipe do site Analista de Suporte.Daienne

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica, pois meu filho está no maternal e os trabalhinhos da semana que a professora manda não estão muito condizentes com a idade dele. Com essas dicas, poderei acompanhar melhor e até mesmo dar um toque às professoras sobre como lidar com meu filho. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  6. amei esse Blog
    afinal trabalho com crianças pequenas
    e a cada ano elas ficam diferente
    claro ninguém e igual a ninguém
    mais elas vem trazendo coisas diferente que as vezes eu n sei como lidar e tó sempre procurando manter a relação balanceada
    eu aprendo bastante com minhas crianças e agora estou com um projeto que fala sobre o egocentrismo será que poderia me ajudar ?
    eu amei vcs falando sobre a agressividade que e o mesmo que egocentrismo mais ainda diferente
    PARABÉNS SUCESSO

    ResponderExcluir
  7. Amei.....tb tenho um blog voltado para crianças...


    da uma olhadinha la.....bjos

    ResponderExcluir
  8. AMEI, ESSE BLOG, GOSTARIA DE APRENDER BAIXAR MUSICAS PRA TRABALHAR COM MINHA S ADORÁVEIS CRIANÇAS

    ResponderExcluir
  9. suas sugestões são sempre relevantes

    ResponderExcluir
  10. adorei nunca trabalheri com esta idade mas com estas dicas vai me ajudar muito

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião, deixe algum comentário *-*